Método de massagem com as pernas integrado à filosofia do toque humanizado promove relaxamento físico e fortalece as conexões afetivas.
Do isolamento veio o aperfeiçoamento
Para o massoterapeuta Mikael Rassama, criador do RASSAMA Method, o impacto econômico-social causado pela pandemia impôs à sua rotina uma reprogramação de rota. Por outro lado, aproveitar o distanciamento para se dedicar à ciência do toque, base primordial para o refinamento do seu método, trouxe melhorias visíveis na aplicabilidade da massagem, criada em 2019 no Brasil.
No período de um ano, o estúdio RASSAMA Brasília atendeu cerca de oito clientes por mês, em sessões individualizadas, para experimentar o aperfeiçoamento do método. Contudo, não menos importante, os protocolos de segurança a fim de proteger os envolvidos foram rigorosamente utilizados, como; aferimento da temperatura, ventilação natural, esterilizador de ar, máscaras, álcool em gel, sandálias e toalhas higienizadas.
A etapa prática que teve como objetivo validar o método junto ao público-alvo, deu-se após as respostas e formulários coletados.
Ou seja, dentre as palavras que melhor resume a sensação após cada sessão de massagem estão: 22% envolvente, 15% relaxante, 12% revigorante, 11% excitante, 10% emocionante, 8% surpreendente, 8% sedutora, 6% extasiante, 5% renovadora e 3% não sabe explicar.
Atualmente, após o sucesso do método, Mikael mantém as aulas de jiu-jitsu e yoga para dar conta da demanda e manter a flexibilidade exigida. Além disso, diariamente, divide seu tempo como aluno da Universidade de Brasília e em pesquisas para a publicação de seu primeiro livro. “Trabalho, estudo e aprimoro a massagem todos os dias para manter a excelência e proporcionar a melhor experiência possível” acrescenta.
O ponto de partida
A ideia inicial surgiu depois do período sabático que o terapeuta vivenciou na Europa, viajando e experimentando diferentes técnicas de massagem em diversos países. Como resultado, a fama do talento brasileiro com as pernas no futebol, no samba e na capoeira, era o diferencial que Mikael precisava para ampliar a ideia. “Aceitei com gratidão a missão de criar um método de massagem com as pernas,” pontua.
“A referência do talento brasileiro com as pernas como; futebol, samba, capoeira, era o diferencial que eu precisava para ampliar a ideia. Aceitei com gratidão a missão de criar uma massagem com as pernas”.
Mikael Rassama
Em seguida, após o retorno ao Brasil, Mikael passou um ano aperfeiçoando a técnica estudando ossos, articulações e músculos capazes de receber e suportar o peso com movimentos controlados pelas pernas. A escola internacional de massagem sueca Bergqvist situada em São Paulo foi a instituição escolhida para o estudo intensivo da anatomia do corpo humano.
No entanto, para além dos estudos da anatomia, o terapeuta se dedicou à historicidade ocidental e oriental das massagens existentes e aplicadas por milhares de massagistas mundo afora. “A técnica pura não era suficiente, era preciso resgatar algo maior, compreender o todo. Jamais me permitiria criar qualquer firula. A filosofia da massagem é igualmente necessária para dar alicerce e identidade”.
A liberdade que a filosofia humanista proporciona ao ocidente com base na virtude da fraternidade, integra hoje um dos pilares centrais do manifesto filosófico do RASSAMA Method.
Acima de tudo, “Compreender o ser humano como principal intermediário da terapia do toque, e único capaz de transmitir, a qualquer corpo, amor, fraternidade e consciência, é expressivamente essencial para quem pretende buscar o nosso método de massagem.” conclui Mikael.